sábado, 29 de janeiro de 2011

Expressão Corporal no J. I. de Marzovelos

Desenvolver actividades de Expressão Corporal com as crianças é imprescindível.
Através destas actividades as crianças desenvolvem a sua destreza física.
O objectivo consiste em obter um corpo ágil e flexível e ao mesmo tempo desenvolver noções de lateralidade, de espaço, de coordenação de movimentos, entre outros.
Estas actividades não só fortalecem o organismo mas também contribuem para melhorar o desenvolvimento lógico e social e estimulam a relação social.

As crianças da sala 4, depois de fazerem o jogo dos coelhinhos e das raposas, que serviu de aquecimento, realizaram uma actividade física que envolveu movimentos nas várias posições (deitado, sentado e de pé), fizeram exercícios  utilizando pequenos bastões e finalmente exercício de relaxamento.
Foi uma actividade do agrado de todos.

A Educadora
Fátima Lares









Posted by Picasa

Educação Ambiental - J. I. de Marzovelos

As crianças devem começar desde pequenas a cuidar e respeitar a natureza. A protecção do meio ambiente é algo crucial nos dias de hoje e é preciso que desde muito cedo se tome consciência que a defesa do meio ambiente depende de todos, dos nossos hábitos e costumes do quotidiano.
Fazer ver às crianças como é bonita uma paisagem limpa e protegida e como é feia uma paisagem suja e poluída é um bom começo.
É objectivo da Educação pré-escolar incentivar atitudes e práticas no quotidiano das crianças que levem a um futuro melhor do nosso Planeta Azul.
Hábitos simples como poupar água, moderar o consumo de plásticos, o reciclar e reutilizar materiais, o não deitar lixo no chão e outros apresentam-se de grande importância na educação das nossas crianças.

A educadora Cesaltina aproveitou a história “A natureza Chorona” contada pela mãe de uma criança da sua sala para trabalhar com o seu grupo o respeito pela natureza.
Houve participação e empenho das crianças nos trabalhos e actividades desenvolvidas.

A Educadora
Fátima Lares
Sala 2



Posted by Picasa

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Coelhinhos no J.I. de Marzovelos

Sala 4






 Sala 2


Sala 3




Posted by Picasa

Fantoches - J.I. de Marzovelos

Depois de ouvirem outra história do Coelhinho Branco, desta vez a tradicional, as crianças mostraram vontade de a recontarem com os fantoches.
Foram momentos deliciosos, mais que as palavras falam as imagens.

A Educadora
Fátima Lares

Quadros de Comportamento

No início do ano lectivo as Educadoras introduzem regras que geralmente são negociadas com as crianças. Esta norma apresenta-se de grande importância facilitando o bom relacionamento e funcionamento em grupo.
No decorrer do tempo, verificou-se que algumas destas crianças têm dificuldade em cumprir estas mesmas regras ou algumas delas.
A Educadora Ana Bela e a Educadora Cesaltina optaram por uma estratégia comum. A criação de um” Quadro de Comportamento”nas suas salas.
As crianças semanalmente fazem uma reflexão individual, registam-na numa ficha com símbolos e posteriormente, em grande grupo, preenchem o quadro.
Existem prémios e sanções propostos pelo grupo de crianças.
De momento a avaliação desta estratégia é positiva, as crianças estão empenhadas em cumprir as regras. Vamos ver se vai continuar assim.

A Educadora
Fátima Lares

Sala 2
Sala 3
Sala 2
Sala 3

Posted by Picasa

Sonoridades J.I. Marzovelos

O recurso às diversas formas de expressão criativa, entre as quais a expressão musical, envolve as crianças e mobiliza os diversos sentidos. Ela pode expressar-se através de diferentes materiais e diferentes actividades, que ocorrem no quotidiano do jardim-de-infância. Um dos aspectos a que dedicámos maior atenção foi a identificação e discriminação de sons, utilizando os vários instrumentos musicais existentes na sala. É importante nesta fase ajudar as crianças a ouvir atentamente, a reconhecer a origem de diferentes sons e a desenvolverem capacidade de memória auditiva. Os cartões com imagens que foram utilizados na actividade orientaram as crianças na identificação de cada som escutado, centrando a sua atenção, e ajudaram a lançar novos desafios como, por exemplo, associando um jogo de memória.

A Educadora
Ana Bela Alves
Sala 3




Posted by Picasa

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

História "O Coelho Branco"

Dando continuidade ao Projecto de parceria com a Bilioteca da Escola João de Barros, a Professora Cristina Rojão foi contar uma história às crianças do J. I. de Marzovelos.
Todos gostaram da história.



Posted by Picasa

Os peixinhos do Bernardo

O Bernardo, da sala 4, hoje partilhou com todos um trabalho que realizou em casa, em família.
Publicamos este "Fundo do mar" por  revelar o grande  envolvimento pelas vivências dos últimos dias, no Jardim de infância e ao mesmo tempo a ligação Escola/Casa.

A Educadora
Fátima Lares
" O Fundo do Mar"

Posted by Picasa

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Canção "O Inverno é mau"

Hoje, as crianças da sala 4, aprenderam uma canção nova "O Inverno é mau".  Depois de reconhecerem  os sons dos vários instrumentos musicais acompanharam a canção batendo o Tempo.

A Educadora
Fátima Lares

O Inverno é mau
Traz chuva, traz frio
O Inverno é mau
Que mau é o frio

Mas eu para esquecer
Vou saltar, vou correr
O Inverno é assim
Não é mau para mim

(Edições Convite à música)



Posted by Picasa

Momento de Partilha

Os meninos e meninas da sala 3 quiseram partilhar uma cantiga com os colegas das outras salas.
Foi um momento muito bonito e divertido.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dramatização da história "O Aquário"

As crianças ouviram a história que a Educadora contou com atenção, tinha tudo a ver com o aquário que está na sala.
O aquário da história também tinha um peixinho Laranjinha, também tinha um menino que todos os dias lhe dava de comer, também tinha um adulto que lhe mudava a água e claro que tinha outras surpresas, outro enredo...
Depois surgiu a ideia e se fizéssemos o teatro da história?
Quais os personagens da história?
Quem quer ser o quê?
O melhor é pimpar...
E os adereços?
A Fátima foi à arrecadação e encontrou lá coisas guardadas há já alguns anos...Resultado?
Apreciem...


A Educadora
Fátima Lares







Posted by Picasa