sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Matemática

Aproveitando as máscaras de animais confeccionadas pelas crianças, anteriormente, com as alunas estagiárias da ESEV, a educadora Fátima sugeriu arranjar casas para separar os animais que estavam todos misturados.
A questão foi feita: quantas casas precisamos? Depois as crianças escolheram a cor das casas de cada grupo de animais e iniciou-se a separação. Foram trabalhadas noções de pertence e não pertence; de conjuntos; de mais e menos; de conjunto vazio; de quantidade; de número .
Parecem muitos conceitos para uma só actividade, mas eles foram aparecendo espontâneamente com alguma orientação. É evidente que as crianças de 3 anos precisaram de maior apoio mas o interesse pela actividade foi o mesmo.
Depois foi feita a proposta de registo ao grupo.
O grau de  exigência para com as crianças mais novas foi diferente.
Foi assim que aconteceu a matemática na sala 4 do J. I. de Marzovelos.

A Educadora
Fátima Lares



Sem comentários:

Enviar um comentário