quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A Floresta e o Imaginário




Este projecto está a ser vivido actualmente pelo grupo de meninos da sala 3, aliando as histórias tradicionais e de contos de fada com as situações ou problemáticas do nosso quotidiano. E no que toca a essas histórias a floresta é um elemento quase sempre recorrente, cheio de mistério, aventura, magia e maravilhoso e que irá ocupar-nos durante algum tempo.
Foi neste contexto que as crianças participaram, com o grupo de alunas estagiárias do Curso de Mestrado da ESEV, num conjunto de actividades tendo como personagem principal o Pinóquio. As crianças assistiram à apresentação de uma história adaptada e reinventada pelas alunas, com o título “Pinóquio no Reino dos Gnomos”. Para terminar a manhã, o salão polivalente foi transformado num verdadeiro cenário de Floresta, com árvores, flores, diversos animais entre os quais um papagaio, um elefante e um leão; havia um lago com crocodilos, serpentes e uma arca do tesouro. Estes elementos constituíram o enquadramento para a realização de uma viagem, durante a qual cada criança tinha de realizar uma tarefa. O principal objectivo foi a mobilização da destreza física e competências motoras específicas (coordenação, equilíbrio, lateralidade), mantendo o entusiasmo até ao momento final da descoberta do tesouro, representado através de um puzzle para resolver em pequeno grupo.
Mais tarde na sala, os meninos mais velhos foram capazes de relembrar todo o percurso efectuado registando, de forma esquemática numa tabela, as várias etapas do jogo. Esta foi, também, uma oportunidade para estimular capacidades de organização da informação e a memória, a compreensão de relações espaciais e o reconhecimento de formas geométricas, assim como a ordenação de uma sequência de eventos.
Foi um dia agradável que terá, certamente, outros desenvolvimentos.

A Educadora
Ana Bela Alves


Alguns dos Registos



Sem comentários:

Enviar um comentário