segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Jogos / Brincadeiras

Para as crianças no nível etário com quem trabalhamos, o Jogo aparece como um meio privilegiado de se divertirem, de aprenderem e de se relacionarem com os outros.
Realizam-se muitas actividades no jardim-de-infância mas são poucas a terem a relevância do Jogo.
Através do Jogo a criança apercebe-se da importância de ter colegas, de ter amigos.
Brincar é uma actividade significativa para a criança, é através da brincadeira que as crianças têm acesso ao conhecimento sobre si mesmas e sobre o mundo.
A actividade lúdica, para além do prazer, da diversão e entretenimento permite a aprendizagem o que quer dizer que a criança quando está a brincar, está a desenvolver-se.
O Jogo é sem dúvida uma actividade lúdica. O brincar proporciona à criança um modo de expressar as suas emoções e os seus sentimentos que de outro modo seria mais difícil expressar.
“O jogo e a brincadeira oferecem a possibilidade de ensinar e de imitar os papéis desempenhados pelos adultos, os valores e as competências necessárias à realização na sua sociedade de diferentes tarefas que desenvolverão nos anos posteriores e que têm a ver com as características da vida.”- Enciclopédia dos Pais.
Cabe ao adulto estar atento, observar e contribuir para que a actividade do jogo e do brincar, decorra em segurança.
Cabe ao adulto aproveitar as situações de jogo e brincadeira que partilham com as crianças para lhes ensinar diferentes conhecimentos sobre o mundo dos objectos e o mundo das pessoas, mas sem deixar de brincar…

A Educadora
Fátima Lares

Jogo simbólico



Posted by Picasa






Jogos de construção


Jogo de regras
 

Sem comentários:

Enviar um comentário