terça-feira, 11 de outubro de 2011

À volta com os alimentos... J I Marzovelos

Com a aproximação do Dia Mundial da Alimentação, as actividades desenvolvidas na sala 2, tiveram como base os alimentos. Os frutos e vegetais que estavam num cesto encontrado pela educadora Fátima, foram explorados. O tamanho, a cor, a classificação, o numero, o conjunto foram noções trabalhadas em grande grupo. Depois as crianças cortaram batatas e maçãs aos bocadinhos . Para as diferenciar era necessário provar, mas seria esse o único modo? O mágico (solicitado pela Sofia) apareceu e sugeriu que se enchessem as bacias com água. Resultado? As crianças descobriram que os bocadinhos de maçã ficavam ao cimo da água e os bocadinhos de batata ficavam no fundo. Assim apareceu a noção de flutua e não flutua.


Depois, novamente em grande grupo e com a ajuda de cartões com imagens de alimentos variados, separaram os alimentos saudáveis dos outros. As crianças envolveram-se e foi com facilidade que concretizaram os conhecimentos, num registo em que tinham que recortar e colar alimentos que entram numa sopa dentro de uma panela . Os outros fora da panela . Também nesta actividade foram desenvolvidas capacidades como destreza manual e atenção.
Finalmente todos se comprometeram a ter mais cuidado com a sua alimentação.
Pensamos que o incentivo à alimentação saudável foi positivo e foi com agrado que constactámos esse facto na brincadeira espontânea na "casinha das bonecas". A Fátima foi convidada para o almoço.
Também houve um tempo de avaliação e as crianças tiveram oportunidade de votar na  actividade do dia preferida.
A educadora
Fátima Lares

Sem comentários:

Enviar um comentário