sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Construindo um mealheiro - J I Marzovelos

O Banco é um mealheiro gigante que guarda o dinheiro de muita gente. Os meninos e meninas do Jardim de  Infância de Marzovelos construíram um para eles também poderem poupar. Como o "Dia das Bruxas está quase a chegar, fazer um mealheiro com abóboras foi o desafio.
“O uso do mealheiro ainda é uma das melhores formas de ensinar as crianças a poupar".
Ao dar um mealheiro à criança deve-se explicar que, depois de guardar o dinheiro no mealheiro, só se pode tirar de lá quando houver um desejo,  que para se realizar é preciso algum dinheiro.
Como podemos, nós adultos, estimular as crianças a guardar as moedas?
Segundo Reinaldo Domingos, educador financeiro, é preciso conversar com a criança, defenir o desejo a realizar e a data da concretização. 
Então é importante que os adultos  saibam quanto realmente vai custar aquele sonho, aquele brinquedo, aquele objecto, aquele passeio...Se for muito caro, os adultos podem ajudar, mas as crianças têm que participar com o dinheiro guardado ( a tia deu, a avó deu, a madrinha deu... ou até da semanada caso a tenha).
É importante que a criança comprenda que o dinheiro que vai para o mealheiro tem que ter destino, objectivo.
Se assim não for, a criança pode fácilmente, na primeira oportunidade abrir o mealheiro,  tirar e gastar.
Segundo o mesmo educador financeiro:
 preciso ensinar às crianças que antes do dinheiro existe o desejo a ser realizado . O dinheiro guardado é só um meio utilizado, por isso o sonho é o mais importante."

A educadora
Fátima Lares

Sem comentários:

Enviar um comentário