quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ida à Praça - J I Marzovelos

Em grupo, conversando sobre o dia da alimentação que se assinala no J I de Marzovelos amanhã, foi sugerido que se fizesse uma salada de fruta para partilhar com os colegas das outras salas.
Então as ideias foram aparecendo com a participação de todos e registadas numa cartolina.
Algumas perguntas foram feitas ao grupo: O que faz falta para fazer a salada? Que frutos? Onde vamos arranjar os frutos? Como vamos pagar os frutos? Onde vamos obter o dinheiro? Em que banca vamos comprar? Como fazer a escolha? Que fazer antes de confecionar a salada? Como se faz a salada? Onde colocar a salada?
Foi com elevado grau de participação das crianças e perspicácia de algumas delas que a planificação do trabalho teve êxito. A educadora teve que moderar a conversa .
Quando tudo estava combinado as crianças da sala 2 foram às compras à Praça. No caminho a educadora levantou dinheiro numa C. Multibanco explicando de um modo simples como funcionava.
Tal como se tinha planeado, escolheu-se o sitio onde comprar, comparando os preços e a qualidade.
Foi muito gratificante ver o entusiasmo do grupo, falaram com as vendedoras, perguntaram o preço da frua, pagaram e receberam o troco.
A salada vai ser feita amanhã.
Foi uma actividade que foi de encontro aos objectivos do projecto de Departamento: "Grão a grão enche a galinha o  papo". As crianças tiveram oportunidade planificar as compras, de contactar com a realidade das compras, de fazer escolhas económicas.
A educadora
Fátima Lares




Sem comentários:

Enviar um comentário