segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Grão a grão enche a galinha o papo...

Em Departamento  as Educadoras traçaram as linhas gerais para os projectos/actividades do ano lectivo que agora se inicia.
Numa altura em que toda a sociedade e as famílias, em particular, falam de problemas económicos, de crise e de falta, é óbvio que as crianças são os nossos mais atentos observadores e tomam consciência de que algo de negativo se passa. Surgem questões que não podem ser desvalorizadas, com a desculpa de que são novas de mais para compreenderem. Como Educadoras, entendemos que tudo pode ser falado com verdade, adaptando a linguagem e a abordagem de uma forma positiva, proveitosa e optimista. Como refere Pedro Gomes “é nestas alturas que as crianças podem construir valores morais e aprender a partilhar. Isto é, ao compreenderem as dificuldades porque passa a família, ou outras pessoas, aprendem, também elas a fazer frente aos problemas”.

Neste sentido, o projecto subjacente ao provérbio acima mencionada surge da necessidade sentida por todas as Educadoras do Departamento de sensibilizar as crianças para tais problemáticas e ajudá-las a aprender a serem futuros consumidores mais informados. De facto, enquanto consumidoras, elas estão a começar a formar atitudes e práticas que irão transpor para a sua vida adulta.

Descrição:

Aproveitámos a mensagem da ONU para 2012 relativamente à construção de um mundo mais sustentável através do Cooperativismo. Pensamos que é necessário ajudar as crianças a compreenderem e a darem sentido ao mundo que as rodeia, através de um conjunto de actividades que tenham como grande meta este princípio, implementando um projecto que gira em torno da educação para o consumo, do respeito pelas minorias, pela gestão equilibrada dos recursos naturais, pela partilha e cooperação entre pares.
O Projecto consiste no desenvolvimento de um leque diversificado de actividades nos vários JI, discutindo e explorando as várias dimensões com as crianças, que culminará na organização de Coleções diversificadas com a colaboração dos vários grupos de crianças e famílias. Este trabalho irá integrar uma Exposição a realizar durante a Semana Cultural do Agrupamento.Neste conjunto de actividades referimos, em particular, o sub-projecto de Videoconferência cujo conteúdo, pela sua especificidade, é apresentado em separado.Finalmente irá realizar-se o III Encontro dos J.I. do Agrupamento de Escolas de Marzovelos, também no final do ano lectivo, entre os dias 17 e 22 de Junho de 2012. 
Objectivo: 
Sensibilizar as Crianças e toda a Comunidade Educativa para problemáticas actuais relacionadas com a Educação para o Consumo e aproveitamento de recursos naturais, além de uma ênfase na vertente cooperativa na relação entre adultos e crianças.

Imagem tirada da net

1 comentário:

  1. Sempre actuais...É assim mesmo, educar para o futuro.
    Um bom ano para todas as crianças e respectivas educadoras e assistentes operacionais.

    ResponderEliminar