sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Primeiros dias - JI Vildemoinhos

No inicio do ano escolar existe a preocupação natural, da parte dos educadores, de criar na sala de actividades, um ambiente favorável às várias aprendizagens, um ambiente agradável e acolhedor.
Os materiais são selecionados e arrumados com sentido. Os cantinhos são enriquecidos...
São os educadores que perante as caracteristicas do grupo de crianças com quem vai trabalhar faz a gestão não só dos espaços, mas também do tempo.
As rotinas diárias são um suporte para crianças deste nível etário, assim aparecem os quadros de marcação das presenças, o quadro do tempo, as canções dos bons dias, a hora do lanche, o momento de lavar as mãos, a hora do almoço, o recreio...e claro os momentos mais orientados em que a base do trabalho desenvolvido são "As Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar.
O inicio do Ano Escolar é tempo de fazer uma avaliação diagnóstica, séria,  das crianças, individualmente e em grupo. Leva algum tempo fazer esta avaliação e os educadores utilizam vários instrumentos de avaliação que passam pela observação de comportamentos e atitudes, do registo em tabelas, de questionários aos pais, de conversas informais...
Foram vários os momentos que as crianças da sala "Vermelha" passaram com a educadora Fátima. São momentos do dia a dia do Jardim de Infância.
A Educadora
Fátima lares




Sem comentários:

Enviar um comentário