sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Reuniões de Pais/Encarregados de Educação

Realizaram-se ou vão realizar-se reuniões de Pais/Encarregados de Educação nos vários J I  que constituem o Departamento de Educação  Pré-escolar. Consideramos estes momentos oportunos  e de extrema importância.
Os Pais de crianças que vão frequentar o JI pela primeira vez têm oportunidade de esclarecer as suas dúvidas quanto a aspectos de organização e todos têm conhecimento de alguns aspectos do plano anual de actividades, e projectos/actividades a desenvolver ao longo do ano lectivo. Podem participar com sugestões e é feita uma abordagem, pelas Educadoras, da forma como as várias áreas de conteúdo se interligam e se desenvolvem.
Partilhamos alguns" recadinhos" que fazem parte de um folheto a distribuir pelos pais que podem ser úteis.
A educadora
Fátima lares

 Aos pais:
 Ao iniciar-se mais um ano de trabalho, esperamos que o novo começo na Escola seja, para todas as crianças e suas famílias, um momento agradável e envolvente e, na medida do possível, fácil e excitante para as crianças que vão frequentar o JI pela primeira vez.

As experiências de aprendizagem em contexto de jardim-de-infância são vitais para as crianças em idade pré-escolar, permitindo-lhes praticar e desenvolver diversas capacidades e compreender o mundo que as rodeia. Como documento base, existem as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, distribuídas pelas seguintes Áreas de Conteúdo:
Formação Pessoal e Social (atitudes e valores, socialização e interacção com os outros e o contexto envolvente; independência e autonomia individual).
Expressão e Comunicação (promoção e desenvolvimento de diferentes formas de linguagem, que passam pelas expressões motora, dramática, plástica e musical, além da área das aprendizagens básicas na oralidade, leitura, escrita e cálculo).
Conhecimento do Mundo (pretende-se que as crianças desenvolvam atitudes positivas face à ciência e tecnologia, promovendo experiências de aprendizagem e actividades curriculares que estimulem a curiosidade, vontade de saber e aprender, as capacidades manipulativas).

Alguns Conselhos

  • Etiquete com o nome todos os objectos pertencentes à criança (saca/mochila, bibe, boné ou chapéu, outros).
  • Encoraje o seu filho(a) a vestir-se por si, para que aprenda de forma autónoma a tirar ou vestir casacos /bibes.
  • Ajude-o a utilizar a casa de banho ou assegure-se de que ele/ela é capaz de transmitir as suas necessidades à Educadora.
  • No caso das crianças mais pequenas, é útil ter à mão uma muda de roupa, para eventuais acidentes.
  • Para tornar o primeiro dia agradável, assegure-se de que a criança tem tempo para tomar um pequeno-almoço equilibrado.
  • Um pequeno Adeus! estimula a independência. Assegure-se de que a criança sabe que você tem de ir embora.
  • Assegure-se de que o seu filho(a) dorme o suficiente para enfrentar a rotina matinal – vestir-se e preparar a mochila da escola.
  • Para reduzir a ansiedade, tenha o cuidado de ir buscar o seu filho(a) logo no final das actividades do dia.
  • Para ajudar a criança a sentir-se segura, os pais devem evidenciar uma atitude positiva, demonstrando confiança na educadora e entusiasmo acerca do JI e da aprendizagem.
  • Numa fase inicial, fale com a criança acerca do que é provável que aconteça durante o dia no JI.
  • Informe o JI se o seu filho(a) é alérgico(a) a determinados grupos de alimentos ou um alimento em particular.
  • Encoraje, desde cedo, o consumo de produtos saudáveis, limitando alimentos e bebidas com altos teores de açúcares, gorduras e sal.
  • Não deixe o seu filho trazer brinquedos ou outros objectos de casa.
 
Os Lanches

  • Organize os alimentos e bebidas destinados ao lanche da manhã e da tarde, para conhecimento da criança. Não esqueça que o JI faculta a cada uma um pacote de leite achocolatado por dia.
  • Deixe que o seu filho(a) ajude a preparar o respectivo lanche.
  • Valorize caixas ou pacotes que mantenham os alimentos frescos e sejam de fácil manipulação para a criança.
  • Inclua sempre pão, leite ou derivados e fruta da época.
  • Peças de fruta pré cortada motivam a criança, facilitando a sua tarefa.
  • Não são aconselhadas barras de chocolate, bolos ou bolachas recheadas, bombons e rebuçados, assim como os conhecidos snacks embalados.
Inclua uma pequena garrafa de água, sumos ou tisanas naturais, nunca refrigerantes
Frequência e ausências

  • Assiduidade e pontualidade são elementos essenciais no dia a dia do JI e um contributo para uma boa experiência pré-escolar
  • Deve ser respeitado o cumprimento dos horários de entrada no início de cada sessão, para que as actividades curriculares decorram normalmente
  • Também deverá informar no JI quando o seu filho(a) falta e a duração da ausência, expondo o motivo dessa mesma ausência
  • As crianças não podem frequentar o JI quando estão doentes ou com febre, devendo respeitar-se os períodos de afastamento, de acordo com a lei em vigor, no caso de doenças infecto-contagiosas.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário