terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

As crianças e a autoestima - reflexão

Se a nossa meta  é criar crianças felizes que se transformem em adultos realizados, então temos que fazer com que elas se sintam confiantes, que acreditem nas suas capacidades e que gostem de si.
É importante que as crianças tenham desde muito cedo uma imagem positiva de si próprias, que as ajude a sentirem-se fortes e seguras, de modo a correrem riscos sem medo, aceitando que perder faz parte da Vida.
Uma criança que não acredite nas suas capacidades, que sinta medo de arriscar e que desista facilmente vai ter menos situações de experiências e aprendizagem, o que implica uma baixa no seu desenvolvimento.
Os Pais/Educadores devem encorajar as crianças a superar obstáculos, a experimentar actividades novas. Devem valorizar o seu trabalho, devem evitar corrigi-las continuamente ou superprotegê-las em excesso com medo que se magoem.
É importante promover a sua autonomia e incentivar uma atitude de respeito pelos outros.
A criança aprende com os seus próprios erros, cabe ao adulto saber escutar, valorizar as suas ideias e mostrarem uma atitude positiva. É normal errar, uma criança que fracassa uma vez não é uma fracassada. Cada criança só é igual a si própria, porquê compará-la com as outras crianças? Todos temos qualidades e defeitos é preciso conviver com eles.
Repreender constantemente evidenciando os erros da criança e associar o “ser menino bom ou mau” conforme o seu comportamento só ajuda a criança a ter uma baixa auto-estima, quando fizer alguma coisa mal.
As crianças para crescerem com uma autoestima elevada de si próprias têm que se sentir amadas, respeitadas. Têm que sentir que as suas qualidades são apreciadas.
Ter uma boa autoestima é imprescindível para o equilíbrio emocional da criança, pensamos que o exemplo dos adultos é relevante e decisivo no desenvolvimento desta autoestima.
O adulto próximo, Pais/Educadores, são  modelo para as crianças.

A Educadora
Fátima Lares



Imagem tirada da Net
Posted by Picasa

2 comentários:

  1. Olá!penso que todos os funcionários(as)que exercem funções no Jardim Infãncia de Marzovelos têm trabalhado muito bem esta vertente agora, cabe a nós pais/ encarregados de educação/ familiares reforçar e dar continuidade a esta tarefa nada fácil mas que é o PILAR fundamental para os nossos filhos crescerem de forma salutar e aprenderem a gerir as diversas situações que a vida lhes irá apresentar com... CONFIANÇA!Todos desejamos que sejam FELIZES!Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. É com agrado que verificamos o interesse dos Pais/Encaregados de Educação no seguimento do nosso blogue. O seu comentário é prova disso.
    Agradecemos e sugerimos que no próximo comentário se identifique.
    A Educadora
    Fátima Lares

    ResponderEliminar