quinta-feira, 19 de julho de 2012

Reflexão, avaliação



Em tempo de reflexão  foi feita, em reunião de Departamento, a avaliação dos projetos desenvolvidos, a Coordenadora foi da opinião que todas as educadoras se empenharam e contribuíram para a realização bem sucedida dos projetos previamente planificados. Lamentou contudo a não concretização do III Encontro de todas as crianças dos jardins de infância, ainda que o projeto da feira "Trocas e Baldrocas", de certo modo, tenha substituído o evento.
Concordou-se que esta iniciativa foi um êxito, devido ao envolvimento e contributo não só das educadoras com os seus grupos de crianças, como também das famílias. Como indicadores muito positivos, foram mencionados não só a presença dos pais e outros familiares  das crianças das várias unidades educativas do Agrupamento, como ainda a animação presente nesta iniciativa, a qual foi diversificada e que resultou em pleno.
A Coordenadora informou que a barraca dos brinquedos reciclados do Departamento foi bastante procurada e elogiada. Foi unânime entre as educadoras presentes á reunião, que no projeto da feira "Trocas e Baldrocas", a atividade coletiva respeitante á troca de brinquedos , se revelou bastante positiva e teve grande acolhimento por parte das crianças, sendo que a estratégia de operacionalização da mesma foi bastante eficiente.A reunião prosseguiu com a avaliação da exposição de coleções, patente na Biblioteca da Escola Sede, concluindo-se em conjunto que também esta ideia foi original e com grande impacto junto das crianças e respetivas famílias. Esta atividade promoveu a vontade de juntar, colecionar, trocar partilhar e expandir e expandir várias coleções, o que prossupõe uma capacidade de aprendizagem absolutamente informal válida e construtiva. Como aspeto menos positivo, considerou-se a presença pouco significativa de pais e familiares na visita às coleções, relacionando-se esta constatação com o facto do local da exposição recair na Biblioteca e não no hall de entrada da Escola, como estava inicialmente previsto. No entanto a mesma foi devidamente publicada e divulgada no Blog do Departamento.
Em relação á avaliação do Blog, a Coordenadora informou que o número de visitantes, muitos de várias nacionalidades, e visualizações foi bastante elevado. Lamentou no entanto que a divulgação de mais atividades dos vários jardins de infância, não tivesse ocorrido. Ainda sobre este assunto, acrescentou que o Blog neste formato não fará sentido no próximo ano letivo. 
Relativamente ao subprojecto Videoconferência, analisou-se que este não resultou na totalidade devido a falhas técnicas. Contudo a educadora Teresa Filipe comentou que se houver interesse, vontade, empenho por parte das educadoras este projeto poderá ter continuidade, dando origem a outras formas de intercâmbio pedagógico e relacional.
Quase a finalizar este ponto a Coordenadora inquiriu as educadoras sobre a dinâmica das reuniões de Departamento ocorridas ao longo do ano letivo. Foi unânime a ideia que as mesmas correram bem, e foram corretamente dinamizadas pela Coordenadora. Algumas destas reuniões foram ocupadas na leitura, reflexão e análise das metas de aprendizagem, tendo em vista a atualização e ampliação de conhecimentos específicos da nossa área profissional. 
Quanto à avaliação das reuniões de articulação, em conjunto ficou a ideia que no próximo ano letivo deverão ser partilhados os trabalhos elaborados pelas crianças nos jardins de infância para melhor documentar a nossa ação pedagógica e que as educadoras de infância deverão ser mais claramente elucidadas dos conteúdos curriculares do 1º ano de escolaridade.

Sem comentários:

Enviar um comentário