segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Expressão Musical – Ritmos - J I Marzovelos

Uma das áreas regularmente explorada no dia a dia do jardim de infância é a música sob a forma de canções e ritmos que as crianças aprendem, memorizam e reproduzem com sons vocais, corporais ou instrumentais. No que se refere aos ritmos, é importante utilizar grafismos para identificar, ler ou registar sequências de sons curtos e longos, sequências rítmicas que se podem reproduzir (Metas de Aprendizagem n.º 30 e 39). O que as fotos documentam é um desses exercícios no qual foram introduzidas duas das principais figuras musicais – a semínima e a colcheia – que estão na base de um determinado ritmo. Além disso as crianças participaram, de forma criativa, na criação de uma sequência rítmica, que foi reproduzida nas diversas notas da escala de Dó.
As crianças aprenderam, também, que a música utiliza caracteres convencionais próprios, diferentes da escrita, mas que podem ser lidos e interpretados. Esta experiência estimula capacidades de atenção, mobiliza a noção de duração de um som, estimula capacidades motoras e auditivas, para a criança ser capaz de tocar “pequenos ostinatos rítmicos com diferentes combinações de sons curtos e longos (padrões rítmicos) em simultâneo com música gravada e como acompanhamento de canções, utilizando o corpo e instrumentos de percussão”.

A Educadora
Ana Bela Sá Alves


2 comentários:

  1. Gostei do que vi. Continuem a divulgar o que fazem. Façamos o nosso trabalho com a seriedade que todos os profissionais de educação pré escolar bem conhecem. Beijinhos da vossa colega Fernanda de Penacova

    ResponderEliminar