sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O “Faz de conta” no Jardim-de-infância

“A expressão dramática é um meio de descoberta de si e do outro, de afirmação de si próprio na relação com os outros, que corresponde a uma forma de se apropriar de situações sociais” – (Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar).
No Jardim-de-infância a criança através do faz de conta exprime emoções e sentimentos e liberta a sua imaginação e criatividade. A casinha das bonecas surge como local escolhido para grande parte desse jogo simbólico que, muitas vezes se inicia por imitação das suas vivências do dia a dia.
A criança, no Jogo simbólico, toma papel activo, procura soluções, combate os seus medos, toma consciência dos outros. Essa atitude de afirmação de si próprio em relação aos outros ajuda a desenvolver a capacidade critica do seu mundo e tudo o que a rodeia.
“A expressão dramática aliada à educação funciona como uma excelente ferramenta para provocar nos alunos a necessidade de se exprimirem como seres criativos e poderem, através do desenvolvimento da sua criatividade e imaginação, alcançar o auto conhecimento” – (Tiago Bôto e Mafalda Abreu).
Na dramatização de histórias as crianças têm oportunidade de se identificarem com os vários personagens e através da expressão, da linguagem e do movimento vivem situações que as fortalecem para no futuro serem cidadãos criativos, críticos e com sucesso.

A Educadora Fátima Lares


Casinha das bonecas - Sala 4


Dramatização de uma história - sala 1


 Jardim de infância de Marzovelos

1 comentário:

  1. Either you can build the gift basket manually or even a get hold
    of ready-made basket for the organize. Also, clay-based is certainly an absorbent cloth that if condensed
    in addition to cold water as well as a warmed of the
    your oven, makes it possible heavy steam up to
    escape from your the skin's pores. I could possibly throw together all my resources, place them in a definite micro-wave, match often the minutter and lose focus on with this. But yet on a daily basis our own Krups toaster oven happened to be all of the I wanted.

    Also visit my weblog; commercial sandwich toasters ()

    ResponderEliminar