segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Matemática no Jardim-de-infância

As crianças que frequentam a Educação Pré-escolar apresentam uma apetência natural para os números.
O desenvolvimento matemático nestas idades é decisivo para o sucesso futuro.
É importante que os Educadores criem ambientes e situações propicias a essas aprendizagens e que estimulem nas crianças o raciocínio matemático.
O incentivo à resolução de problemas deve ser feito no quotidiano diário e cabe ao Educador estar atento e aproveitar as várias situações que ocorrem naturalmente, para questionar as crianças e levá-las a reflectir.
Os primeiros contactos com o Número estão ligados a objectos concretos assim como noções de Grandeza ou de Ordem, mas progressivamente o seu cálculo mental se vai desenvolvendo e por vezes surpreendem o adulto.

A Educadora Fátima Lares


Colocar as castanhas em ordem crescente e decrescente.
Contar as castanhas e compará-las.

A representação da Ordem crescente e decrescente

Comparação da altura das crianças - Ordem crescente

Ordem decrescente com mais um elemento - A Educadora Cesaltina

Posted by PicasaJardim-de-infância de Marzovelos - sala 2

Sem comentários:

Enviar um comentário