As crianças que frequentam a Educação Pré-escolar apresentam uma apetência natural para os números.
O desenvolvimento matemático nestas idades é decisivo para o sucesso futuro.
É importante que os Educadores criem ambientes e situações propicias a essas aprendizagens e que estimulem nas crianças o raciocínio matemático.
O incentivo à resolução de problemas deve ser feito no quotidiano diário e cabe ao Educador estar atento e aproveitar as várias situações que ocorrem naturalmente, para questionar as crianças e levá-las a reflectir.
Os primeiros contactos com o Número estão ligados a objectos concretos assim como noções de Grandeza ou de Ordem, mas progressivamente o seu cálculo mental se vai desenvolvendo e por vezes surpreendem o adulto.
A Educadora Fátima Lares
Colocar as castanhas em ordem crescente e decrescente.
Contar as castanhas e compará-las.
A representação da Ordem crescente e decrescente
Comparação da altura das crianças - Ordem crescente
Ordem decrescente com mais um elemento - A Educadora Cesaltina
Sem comentários:
Enviar um comentário