Depois dos desportos de Inverno, nomeadamente o esqui, surgiram os animais que se dão bem com o frio, gelo e neve. O urso polar, a foca e o pinguim.
Foi neste último que se centraram as nossas atenções.
Através do visionamento de um extracto do filme "A marcha dos pinguins Imperador", as crianças tiveram acesso a informação sobre o ciclo de vida destes animais de um modo muito ternurento.
Depois de alguns jogos de imitação da marcha dos pinguins com o ovo entre os pés, que neste caso eram bolas, foi proposto ao grupo aprender uma nova cantiga "A dança dos Pinguins".
Aconteceu assim a actividade de expressão musical aliada ao movimento.
O primeiro passo foi ouvirmos a canção no CD; depois repetimos frase a frase com expressões (triste, alegre, zangado ...)e intensidades de voz diferente (forte, fraco ...).
De seguida foram introduzidas as clavas e após alguns momentos de exploração livre, foram dadas orientações mais precisas(depressa, devagar...)até que acompanhámos a canção batendo o seu compasso.
O grupo foi subdividido e enquanto uns cantavam e faziam o acompanhamento com as clavas os outros em roda marcavam o compasso com os pés.
Finalmente cantámos e dançámos a coreografia.
Com esta actividade as crianças tiveram oportunidade de sincronizar o movimento do corpo com a intensidade (dinâmicas forte e fraco) de uma canção ou obra musical gravada e adaptar-se a mudanças de intensidade de forma súbita ou progressiva (dinâmicas em crescendo e em diminuendo).
- Meta de aprendizagem nº32 de expressão musical.
As crianças utilizaram de diferentes modos os vários segmentos do corpo em resposta a estímulos fornecidos pelo adulto (mexer a cabeça, o pé, a mão, os dedos e o tronco).- Meta de aprendizagem nº 46 de dança.
E em especial todos nos divertimos imenso.
A Educadora
Fátima Lares
Sem comentários:
Enviar um comentário