Temos vindo a explorar com as nossas crianças diversas facetas da problemática do consumismo atual e suas consequências, como o desgaste e a utilização excessiva dos recursos naturais, a desflorestação do planeta, até chegarmos aos seres vivos em risco de extinção, aliada à destruição dos seus habitats.
Neste enquadramento, as crianças aprenderam a classificar os animais por grandes grupos, explorando as principais características identificativas (mamíferos, insetos, répteis, aves, peixes), aprenderam a classificar os animais de acordo com o respetivo habitat, aprenderam a distinguir entre animais selvagens e domésticos, sendo os assuntos complementados com histórias e através da observação e exploração de vídeos pesquisados na internet. Foi recriado numa maqueta um ambiente natural com diversos animais e árvores, construídos pelo grupo, que ficou exposta na entrada do nosso jardim de infância. Para além disso, os meninos elaboraram desenhos com carvão natural e misturaram cores para reproduzirem a cor do fogo, resultando trabalhos de colagem sugestivos, relacionados com o fogo na floresta.
Também foi neste contexto que surgiu uma tartaruguinha na sala – a Verdinha – que passou a ser a nossa mascote. Os meninos aprenderam como é o seu ciclo de vida, construíram mobiles e exploraram, em pequenos grupos, um CD-ROM intitulado “Jogos com Animais” no qual tinham de aplicar os conhecimentos e a informações já abordados na sala. Sabemos como as crianças mostram um natural interesse e curiosidade por todas as formas de vida animal, por isso, este projeto mobilizou ativamente o grupo e despertou uma atitude positiva face a novas aprendizagens.
A EducadoraAna Bela Alves
A free digital slideshow by Smilebox |
Sem comentários:
Enviar um comentário