Na sala 4 do JI de Marzovelos fez-se uma experiência musical com água, mas antes descobriu-se como fazer outra cor porque só havia amarelo e vermelho (eram necessárias 3 cores diferentes).
Algumas das questões colocadas ao grupo :
Qual o garrafão que tem mais água?
De que cor é a água?
Se a água tivesse cor era mais facilmente visível, como podemos fazer isso?
Agora temos o liquido nos copos mas precisamos de outra cor como fazer?
Os copos têm a mesma quantidade? Qual o mais cheio? Qual o mais vazio?
Colocar por ordem, crescente - decrescente
Vamos experimentar tocar nos copos com uma colher , que acontece?
O som dos copos é igual? Qual o som mais grave? E o mais agudo?
Vamos tocar música com os copos ao mesmo tempo...Por ordem crescente e por ordem decrescente.
As crianças envolveram-se na observação e experimentação com curiosidade. Pouco a pouco foram aparecendo as respostas, finalmente aproveitaram a água com tinta para fazer "pintura de sopro". Era preciso empurrar as gotinhas para que elas passeassem na folha de papel, com o sopro dos meninos.
O resultado foi agradável.
A Educadora
Fátima Lares
Sem comentários:
Enviar um comentário