O dia-a-dia do Jardim-de-infância está repleto de oportunidades para as crianças aprenderem, na linguagem própria da matemática, os termos utilizados na contagem oral e tomarem consciência da relação que existe entre a contagem e a compreensão do número.
Desde pequenas as crianças mostram um particular interesse por “decorar coisas simples” (DGIDC, 2008) como, por exemplo, a sequência da contagem, algo que certas lengalengas e cantigas introduzem de forma divertida. Neste processo contar objectos é fundamental para que a criança vá adquirindo a “necessidade de conhecer os termos da contagem oral e de relacionar os números” (DGIDC, 2008). Ao mesmo tempo que dominam as competências de contagem, as crianças no JI começam a envolver-se em pequenos cálculos, manipulando materiais e objectos concretos, que são sempre cálculos por contagem.
Gradualmente, é possível chegar a um patamar de maior exigência, desafiando as crianças a fazerem estimativas, a proporem um resultado aproximado para um dado problema. As fotos a seguir apresentadas ilustram uma situação vivida a propósito da preparação dos ovos de Páscoa. Cada menino tinha trazido um ovo de casa para ser cozido no JI e depois colocado na cesta já confeccionada. Perante a caixa cheia de ovos a educadora perguntou: “Quantos ovos é que acham que estão dentro da caixa?” As respostas foram muito diversas:
-“Estão muitos”
- “Estão 10 …”
- “Acho que estão 20!”
Posteriormente a educadora questionou as crianças acerca do número de meninos e meninas que frequentam a sala 3. Todos responderam rapidamente: são 25. “Então, se cada menino trouxe um ovo, quantos ovos estarão na caixa?” Os mais velhos foram capazes de responder correctamente: estão 25. Alguns meninos, porém, chamaram a atenção para os colegas que faltavam nesse dia, fazendo a necessária correcção do cálculo inicial (tendo subjacente a subtracção). E mais uma vez, recorrendo à contagem as crianças puderam comprovar a sua estimativa.
A Educadora
Ana Bela Alves
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