Na sequência da actividade das "Misturas", surgiu outra actividade préviamente preparada pelas educadoras, na sala 4 do J. I. de Marzovelos.
Cada grupo de crianças dispunha de vários recipientes de vidro iguais com diverssos ingredientes, liquidos e sólidos.
Os ingredientes eram:
Os ingredientes eram:
- Peças de lego
- Berlindes
- Pregos de plástico
- Balões
- Amendoas com casca
- Café em grão
- Algodão
- Café bebida
- Sumo de laranja
- sumo de limão
- Azeite
- Alcool
- Vinagre
- Detergente do chão
Observaram que alguns ingredientes eram fáceis de identificar, bastava olhar (amêndoas, legos, pregos,algodão, café em grão, balões...)
Outros, tiveram que cheirar (álcool, vinagre, café, detergente)
Também tiveram que provar alguns(sumo de limão, sumo de laranja, azeite, café)
De olhos vendados identificaram os vários ingredientes jogando com alegria e entusiasmo. Finalmente chegámos à noção de liquidos(ausência de forma) e sólidos ( com superficeis definidas).
As crianças, diariamente têm oportunidade de mexer e utilizar materiais no estado sólido e liquido, mas estes conceitos não são fáceis para elas,
Estes jogos sensoriais são de grande importância. É difícil uma criança perceber que o algodão que é mole e fofinho é sólido como uma peça de lego que é dura, mas é simples raciocinar por oposição: Liquido e não liquido.
A Educadora
Fátima Lares
Gostei bastante da atividade de líquidos e sólidos!
ResponderEliminarEstou trabalhando os sentidos com minha turma de 2º ano, e procurava que materiais usar nesse jogo sensorial.
Muito bom!
Beijos,
Emanuela
emanuela.lima@educarecife.com.br